Hippolyte-Léon-Denizard-Rivail nasceu em  Lyon,  França,  em  1804.  Iniciou  seus  estudos  na cidade  de  Bourg  de  L’ Ain  e  com  a  idade  de  dez  ou onze  anos  ( 1814  ou  1815 ? )  é  levado,  por  sua  mãe,  à  Suíça,  para  o  Instituto  de   Pestalozzi,  na  cidade  de  Yverdon,  a  fim  de  completar  seus estudos  ( 1815- 1823 ? ).

Rivail  descende  de  uma  família  católica  de  magistrados.

Na  época,  o  Instituto  de  Pestalozzi  era  o  mais  célebre  da  Europa,  onde  conviviam  alunos  de  todos  os  países  e  diferentes  credos  religiosos.

Rivail  tornou-se  discípulo  e  colaborador  de  Pestalozzi,  pois  dotado  de  notável  inteligência  e  atraído  para  o  ensino,  pelo  seu  caráter  e  pelas  suas aptidões  especiais,  já  aos  catorze  anos  ensinava  o  que  sabia  àqueles  que  tinham  dificuldade.

Homem  de  sólida  cultura  geral  e  filosófica,  possuidor  de profundos  conhecimentos  linguísticos,  dominava,  além  do     francês,  os  idiomas  alemão,  inglês,  italiano,  espanhol  e  holandês. Traduziu  para  o alemão  autores  clássicos  franceses,  especialmente  os  escritos  de  Fénelon.

Em  1824,  Hippolyte  já  estava  em  Paris,  propagando   o  método  de  Pestalozzi,  ao  publicar  sua  primeira   obra  didática:  Curso  Prático  E  Teórico  De  Aritmética,   Segundo  o  Método  de  Pestalozzi,  com  modificações;  para  professores  e  mães  de  família.

A  partir  daí  numerosas  obras  foram  escritas  por  ele,  referentes  a  línguas,  matemática,  ciências  naturais,  etc.,  adotadas  oficialmente  em  Escolas  e Universidades.

1828 : Plano Proposto  Para  A  Melhoria  Da  Educação  Pública,  onde  expõe  processos  pedagógicos  avançados.

1831 :  Qual  O  Sistema  De  Estudo  Mais  Em  Harmonia  Com  As  Necessidades  Da  Época ? , Memória  sobre  estudos  clássicos,  premiada  pela  Academia  Real  das  Ciências  de  Arras.

Gramática  Francesa  Clássica.  

1846 : Manual Dos Exames Para Os Certificados De Habilitação :  Soluções  racionais  das  perguntas  e  dos  problemas  de  Aritmética  e  de  Geometria.

1848 :  Catecismo  Gramatical  Da  Língua  Francesa.

1849 : Programa Dos Cursos Ordinários de  Química,  Física,  Astronomia  e  Fisiologia.

> Ditados  Normais  ( pontos )  Para  Os  Exames  Na  Municipalidade  ( Hôtel-de-Ville )  e  na  Sorbone,  obra  escrita  com  a  colaboração  de  Levi-Alvarès.

> Questionário  Gramatical,  Literário  e  Filosófico,  em  colaboração  com  Levi-Alvarès.

> Dificuldades Especiais Sobre As Dificuldades  Ortográficas.

1826 :  O  Prof.  Rivail  fundou  o  Instituto  Técnico  Rivail,  na  Rua  de  Sèvres ,  35,  em  Paris,  onde  adotou  os  métodos  de  Pestalozzi .  Em  1834, o Instituto é  fechado,  e,  então,  se  dedica  à  tradução  de  livros,  à  organização  de  escritas  de   firmas,  à  composição  de  obras.

Em 9  de  fevereiro  de  1832,  se  casa  com  a  Professora  de  Letras  e  Belas-Artes  Amélie-Gabrielle  Boudet.

De  1835  a  1840 ,  Rivail e  sua  esposa  organizam ,  em  sua  casa ,  cursos  gratuitos ,  para  alunos  pobres ,  de  Química , Física,   Astronomia  e Anatomia  Comparada .

Em  1849,  encontramos  o  Prof.  Rivail  lecionando  no  Liceu  Polimático  as  cadeiras  de  Fisiologia,  Astronomia,  Química  e   Física.

O Professor Hippolyte-Léon-Denizard Rivail era  membro  de  várias  sociedades,  inclusive  da  Academia  Real  de  Arras;  e    estudioso  e  entusiasta  do Magnetismo  e  do  Sonambulismo.

O  Professor, o  Pedagogo  e  Livre-Pensador  Rivail  possuía  um  espírito  de  método  e  organização  irretorquíveis,  além  de  imbatível  argumentador  de cerrada  lógica.  Incisivo, conciso,  profundo,  de  linguagem  simples  e  elevada.  Homem  íntegro  e  honrado, enfim  um  sábio  inteligente  e  fecundo.

Rivail ouviu falar, por primeira vez, das  mesas  girantes  em  1854 ,  pelo  seu  velho  conhecido  Sr.  Fortier,  que  lhe  disse  ser  possível  magnetizar ,  tanto as  pessoas  como  as  mesas,  já  que  o  fluido  magnético  pode  perfeitamente  atuar  sobre  os  corpos  inertes  e  fazer  que  eles  se  movam.

Algum tempo depois, o Sr. Fortier diz a Hippolyte que: “Não só se  conseguia  que  uma  mesa  se  movesse,  magnetizando-a,  como  também  que  falasse.” Fato  extraordinário!  Porém, o Prof. Rivail disse-lhe que só  acreditaria  em  tal  coisa,  quando  lhe  provassem  que  uma  mesa  tivesse  cérebro  para  pensar, nervos  para  sentir  e  que  pudesse  tornar-se  sonâmbula.

Em 1855,  encontra-se  com  o  Sr.  Carlotti,  seu  velho  amigo,  que  lhe  falou  com  grande  entusiasmo,  sobre  o  mesmo  fenômeno,  mas  acrescentou-lhe nova  informação:  a  intervenção  dos  Espíritos  no  fenômeno  das  mesas  girantes.  Em  maio  de  1855,  o  Prof.  Rivail  vai  à  casa  da  sonâmbula  Sra. Roger  e  lá  encontra  o  Sr.  Pâtier  e  a  Sra.  Plainemaison,  que  lhe  falam  sobre  o  fenômeno  das  mesas  girantes  com  muita  seriedade  e ponderação. Impressionado,  o  Prof.  Rivail  aceita  o  convite  para  assistir  às  experiências  que  se  realizavam  em  casa  da  Sra.  Plainemaison.  Ao  testemunhar  os insólitos  fenômenos,  entrevê  neles  qualquer  coisa  de  sério,  que  merecia  ser  estudado  a  fundo.

Passou  a  frequentar  as  sessões  experimentais  em  casa  da  Sra.  Plainemaison,  onde  conheceu  o  Sr.  Baudin  e  suas  duas  filhas,  Caroline  e  Julie, médiuns  psicografas  inconscientes.  Assim,  convidado  pelo  Sr.  Baudin,  Rivail  começou  a  assistir  às  sessões  semanais  que  ali  se  realizavam.  E  foi nessas  sessões  que  o  Prof.  Rivail  iniciou  os  seus  estudos  sérios  de  Espiritismo,  não  se  atendo  exclusivamente  às  revelações  dos  Espíritos,  mas estruturando  uma  nova  ciência,  mediante  a  aplicação  do  método  experimental,  remontando  dos  efeitos  às  causas.

Em  1856,  o  Prof.  Rivail  passou  a  frequentar,  também,  às  reuniões  espíritas  na  casa  da  Srta.  Japhet .   Mas,  por  essa  ocasião  apercebeu-se  que o resultado  das  reuniões  em  casa  da  família  Baudin,  onde,  a  princípio ,  tivera  apenas  o  intuito  de  instruir-se,  constituía  um  todo  e  ganhava proporções  de  uma  doutrina;  e,  assim,  teve a  idéia  de  publicar  os  ensinamentos  recebidos,  para  instrução  de  toda  gente.

O  Prof.  Rivail  levava  para  cada  sessão  em  casa  do  Sr.  Baudin,  uma  série  de  questões  preparadas  e  metodicamente  dispostas,  sempre respondidas  com  precisão,  profundeza  e  lógica.  Seu  método  experimental  era:  observar,  comparar,  julgar,  regra constantemente  seguida  por  ele.

“Um dos  primeiros  resultados  que  colhi  das  minhas  observações”, nos diz  ele,  foi  que  “os  Espíritos,  nada  mais  sendo  do  que  as  almas  dos homens,  não  possuíam  nem  a  plena  sabedoria,  nem  a  ciência  integral;  que  o  saber  de  que  dispunham  se  circunscrevia  ao  grau,  que  haviam alcançado  de  adiantamento,  e  que  a  opinião  deles  só  tinha  o  valor  de  uma  opinião  pessoal”.

Foram as  questões  sucessivamente  desenvolvidas  e  completadas,  nas  reuniões  em  casa  da  família  Baudin,  que  constituíram  a  base  de  O  Livro Dos  Espíritos,  obra  fundamental  da  Doutrina  Espírita.  Submeteu  o  livro  ao  exame  de  outros  Espíritos,  com o  auxílio  de  mais  de  dez  médiuns, desconhecidos  uns  dos  outros.  Da  comparação  e  da  fusão  de  todas as  respostas,  coordenadas,  classificadas  e  muitas  vezes  remodeladas  é  que, a  18  de  abril  de  1857,  sai  a  primeira  edição  de  O  Livro  Dos  Espíritos.  Nessa  oportunidade,  o  Prof.  Rivail  adota  o  pseudônimo  de  Allan  Kardec, nome  com  que  o  Espírito  Zéfiro – um  Espírito  brincalhão  que  participava  dos  passatempos  das  mesas  girantes  e  que  se  tornou  um  Espírito familiar de  Kardec,  acompanhando  o  desenvolvimento  da  Doutrina  Espírita –  o  havia  conhecido  em  encarnação  anterior,  como  sacerdote  (druida),  nas Gálias. E,  porque  desejava  diferenciar  a  obra  espírita  da  produção  pedagógica  anteriormente  publicada;  pois  os  reais  autores  da  Doutrina  são  os Espíritos Superiores.

A  primeira  edição  de  O  Livro  Dos  Espíritos  tinha  apenas  501  perguntas, elaboradas  por  Kardec,  com  as  respectivas  respostas  dadas  pelos Espíritos  Superiores,  liderados  pelo  Espírito  de  Verdade;  divididas  em  três  partes  ou  três  livros  e  um  epílogo ,  no  qual  adverte  Kardec  que  o ensino  dado  pelos  Espíritos  prosseguia  naquele  momento  sobre  diversas  partes  e  que  seriam  publicadas  posteriormente.

A publicação  de  O  Livro  Dos Espíritos  causou,  na  França  e  em  alguns  países  da  Europa,  o  maior  “frisson”:  celeumas  no  seio  dos  mais  importantes  segmentos  sociais. Religiosos,  Tecnocratas,  Intelectuais  contestavam  a  validade  do  livro:  como  de  um  divertimento  fútil,  de  um  passatempo  dos  salões  parisienses poderia  nascer  uma  doutrina?  E  a  autoria  do  livro,  os  Espíritos, algo  tão  insólito  e  sobrenatural!?  Mas,  Kardec,  levando  a  sério  a  investigação,  a observação  e  a  pesquisa,  extrai  de  tais  fenômenos  uma  Doutrina –  a  única  que  até  agora  conseguiu  resumir  em  síntese  magistral:  Filosofia, Ciência  e  Religião.  As   celeumas  culminaram  com  o  Auto-de-Fé  de  Barcelona  em  1865,  na  Espanha,  quando  foram  queimados,  em  praça  pública, mais  de  trezentos  volumes  de  obras  espíritas.

A  segunda  edição  de  O  Livro  Dos  Espíritos  vem  a  público,  em  Paris,  em  18  de  março  de  1860 ,  agora  com  1019  perguntas  e  respectivas respostas,  distribuídas  em  quatro  partes  ou  quatro  livros,  com  notas  aditivas  e  comentários  de  Kardec,  além  da  Introdução,  dos  Prolegômenos  e de  uma  conclusão  dividida  em  nove  partes.

O  Livro  Dos  Espíritos,  sem  dúvida,  é  a  síntese  do  conhecimento  humano,  o  marco  de  uma  nova  fase  da  evolução  humana,  a  obra  que  deu origem  aos  demais  livros  da  Codificação  Espírita:  

18 de  abril  de  1857,  1ª  edição  de  O  Livro  Dos  Espíritos

Janeiro  de  1858,  Revista  Espírita  de  Estudos  Psicológicos

1858, fundação  da  Sociedade  Parisiense  de  Estudos  Espíritas

Julho  de  1859,  O  Que  É  O  Espiritismo

O  Principiante  Espírita :

Instruções  Práticas  Sobre  As  Manifestações  Espíritas

18  de  março  de  1860,  2ª  edição  de  O  Livro  Dos  Espíritos

Janeiro  de  1861,  O  Livro  Dos  Médiuns  ( ou  Guia  dos  Médiuns      e   dos  Evocadores )

Abril  de  1864,  O  Evangelho  Segundo  O  Espiritismo,  título  inicial, ( A  Imitação  Do  Evangelho  Segundo  O  Espiritismo )

1º  de  agosto  de  1864,  O  Céu  E  O  Inferno,  (ou  A  Justiça  Divina  Segundo  O  Espiritismo )

6 de  janeiro  de  1868,  A  Gênese,  Os  Milagres  E   As  Predições

1890,  Obras  Póstumas,  que  contém  textos  inéditos  e  anotações  de  Kardec, publicada  por  seus  amigos  após  seu  desencarne.

Lemos,  no  parágrafo  nono  dos Prolegômenos de  O  Livro  Dos  Espíritos,  a  seguinte  exortação  feita  a  Kardec  pelos  Espíritos  Superiores:

“Ocupa-te,  cheio  de  zelo  e  perseverança,  do  trabalho  que  empreendeste  com  o  nosso  concurso,  pois  esse  trabalho  é  nosso.  Nele  pusemos  as  bases  de  um  novo  edifício  que  se  eleva  e  que  um  dia  há  de  reunir  todos  os  homens  num  mesmo  sentimento  de  amor  e  caridade.”

 Como  podemos  perceber,  O  Livro  Dos  Espíritos  tem  sua  origem  nesse  trabalho  conjunto  entre  os  dois  planos  da  vida :  o  espiritual  e  o  corporal;  pois  a  essência  da  obra  provém  dos  Espíritos  reveladores,  mensageiros  do  Cristo  de  Deus;  mas  a  forma,  o  método,  a  sistematização  dos  assuntos  e  das  matérias,  os  comentários  judiciosos  são  de  autoria  de  Allan  Kardec, apoiado pelo  trabalho  de  recepção  de  vários  médiuns.

 Sendo  O  Livro  Dos  Espíritos  um  manual  de  educação  do  Espírito, tem  como  objetivo :  ensinar,  esclarecer  e  instrumentalizar  o  ser  para  que  ele  promova  a  sua  auto-educação,  projetando-nos ► a  novos  conhecimentos,  a  uma  nova  concepção  do  homem,  a  uma  nova  concepção  do  universo  e  a  sintonia  do  homem  com  Deus.  Sua  estrutura  didática  esclarece  e  apresenta-nos :  a  existência  de  Deus,  o  exame  do  problema  da  criação,  o  homem  no  contexto  universal,  a  natureza  espiritual  do  homem,  a  investigação  do  mundo  de  pós-mortem,  a  revelação  da  lei  de  reencarnação  (objetivo,  justiça  e  finalidade),  a  importância  e  o  objetivo  das  relações  familiares,  a  importância  da  infância  e  do  lar  harmônico  para  o  processo  evolutivo  do  Espírito,  as  penas  e  recompensas  futuras  (lei  de  causa  e  efeito ► livre-arbítrio ► responsabilidade),  Jesus  como modelo  de  perfeição  humana,  a  educação  integral.

 Assim  sendo,  o  Espiritismo  nos  apresenta  provas  materiais  da  existência  da  alma  e  da  vida  futura,  através  das  comunicações  espíritas,  da  pluralidade  das  existências,  princípio  no  qual  reside  um  dos  atributos  essenciais  da  Humanidade;  dele  promana  a  explicação  de  todas  as  aparentes  anomalias  da  vida  humana,  de  todas  as  desigualdades  intelectuais,  morais  e  sociais,  facultando  ao  homem  saber  donde  vem, para  onde  vai,  para  que  fim  se  acha  na  Terra  e  por  que  aí  sofre.  As  idéias  inatas  se  explicam  pelos  conhecimentos  adquiridos  nas  vidas  anteriores;  as  antipatias  e  simpatias,  pela  natureza  das  relações  anteriores.  Na  divisa  do  Espiritismo :  “Fora  da  caridade  não  há  salvação.” ,  vislumbramos  a  igualdade  entre  os  homens  perante  Deus,  a  tolerância ,  a  liberdade  de  consciência  e  a  benevolência  mútua.

 Trabalhador  infatigável,  que  consolou  e  esclareceu  a  muitos,  que  nunca  feriu  a  quem  quer  que  seja.  Em  31  de  março  de  1869,  Kardec,  quando  fazia  preparativos  para  mudar  de  residência,  cai  fulminado  por  um  anuerisma  e  desencarna.

Estava   cumprida,  e  muito  bem,  a  sua  missão  de  codificar  a  Doutrina  dos  Espíritos ;  podia  o  missionário regressar  à  pátria  espiritual.

 Como  todos  os  que  trazem  mensagens  novas,  abalando  as  estruturas  sociais  e  religiosas  de  seu   tempo,  Allan  Kardec  passou,  também,  por  muitas  amarguras,  sofreu  ataques  torpes  e  foi  incompreendido  até  mesmo  por  companheiros  de  ideal.  Aliás,  disso  já  tinha  sido  avisado  pelos  guias  espirituais,  em  mensagem  recebida  em  12/06/1856,  sobre  sua  missão  ( Obras  Póstumas –  2ª Parte –  Acontecimentos ).  Vale ,  recordarmos  a  nota  que  Kardec  escreve  sobre  esta  comunicação,  dez  anos  e  meio  depois  de  recebida :

 “Andei  em  luta  com  o  ódio  de  inimigos  encarniçados,  com  a  injúria,  a  calunia,  a  inveja  e  o  ciúme;  libelos  infames  se  publicaram  contra  mim;  as  minhas  melhores  instruções  foram  falseadas;  traíram-me  aqueles  em  quem  eu  mais  confiança  depositava,  pagaram-me  com  a  ingratidão  aqueles  a  quem  prestei  serviços.  A  Sociedade  de  Paris  se  constituiu  foco  de  contínuas  intrigas  urdidas  contra  mim  por  aqueles  mesmos  que  se  declaravam  a  meu  favor  e  que,  de  boa  fisionomia  na  minha  presença,  pelas  costas  me  golpeavam.  Disseram  que  os  que  se  conservavam  fiéis  estavam  à  minha  soldada  e  que  eu  lhes  pagava  com  o  dinheiro  que  ganhava  do  Espiritismo.  Nunca  mais  me  foi  dado  saber  o  que  é  repouso;  mais  de  uma  vez  sucumbi  ao  excesso  de  trabalho,  tive  abalada  a  saúde  e  comprometida  a  existência.

 Graças,  porém,  à  proteção  e  assistência  dos  bons  Espíritos  que  incessantemente  me  deram  manifestas  provas  de  solicitude,  tenho  a  ventura  de  reconhecer  que  nunca  senti  o  menor  desfalecimento  ou  desânimo  e  que  prossegui,  sempre  com  o  mesmo  ardor,  no  desempenho  da  minha  tarefa,  sem  me  preocupar  com  a  maldade  de  que  era  objeto.  Segundo  a  comunicação  do  Espírito  de  Verdade,  eu  tinha  de  contar  com  tudo  isso  e  tudo  se  verificou.

 Mas,  também,  a  par  dessas  vicissitudes,  que  de  satisfação  experimentei,  vendo  a  obra  crescer  de  maneira  tão  prodigiosa!  Com  que  compensações  deliciosas  foram  pagas  as  minhas  tribulações!  Que  de  bênçãos  e  de  provas  de  real  simpatia  recebi  da  parte  de  muitos  aflitos  a  quem  a  Doutrina  consolou!  Este  resultado  não  mo  anunciou  o  Espírito  de  Verdade  que,  sem  dúvida  intencionalmente,  apenas  me  mostrava  as  dificuldades  do  caminho.  Qual  não  seria,  pois,  a  minha  ingratidão,  se  me  queixasse!  Se  dissesse  que  há  uma  compensação  entre  o  bem  e  o  mal.  Quando  me  sobrevinha  uma  decepção,  uma  contrariedade  qualquer,  eu  me  elevava  pelo  pensamento  acima  da  Humanidade  e  me  colocava  antecipadamente  na  região  dos  Espíritos  e  desse  ponto  culminante,  donde  divisava  o  da  minha  chegada,  as  misérias  da  vida  deslizavam  por  sobre  mim  sem  me  atingirem.  Tão habitual  se  me  tornara  esse  modo  de  proceder,  que  os  gritos  dos  maus  jamais  me  perturbaram.”

 Ao  analisarmos  sua  vida  e  sua  obra,  seu  vulto  se  agiganta  e  aparece  com  todas  as  nobres  qualidades  de  que  era  portador:  bravura,  senso  de  responsabilidade,  humildade,  capacidade  de  trabalho  e  organização,  imenso  cabedal  de  conhecimentos,  bom  senso  e  serenidade.

 A  missão  que  desempenhou  na  Terra,  com  tanto  devotamento,  é  dessas  que  constituem as  magnas  epopéias  humanas,  as  quais,  sem  dúvida,  definem  as  grandes  Eras  da  Humanidade:  Kardec  inaugurou  a  mais  importante  delas,  a  Era  do  Espírito.

 Enfim,  os  estudos  realizados  por  Hippolyte-Léon-Denizard Rivail  em  Yverdon  com  Pestalozzi,  suas  obras  didáticas  e  seu  desempenho  profissional  como  Educador,  em  verdade,  estavam  instrumentalizando-o;  fornecendo-lhe  as  ferramentas  intelectuais  e  morais  que  lhe  serviriam  de  base  no  cumprimento  da  missão  para  a  qual  havia  encarnado,  missão  meticulosamente  planejada  pela  Espiritualidade  Maior :  Codificar  a  Doutrina  Espírita,  O  Consolador  Prometido  por  Jesus  à  Humanidade  terrestre.

Vejamos  como  Emmanuel  nos  apresenta  esse  missionário  em  A  Caminho  Da  Luz,  cap.  XXII :

 “Apelos  ardentes  são  dirigidos  ao  Divino  Mestre ,  pelos  gênios  tutelares  dos  povos  terrestres.  Assembléias  numerosas  se  reúnem  e  confraternizam  nos  espaços ,  nas  esferas  mais  próximas  da  Terra.  Um  dos  mais  lúcidos  discípulos  do  Cristo  baixa  ao  planeta,  compenetrado  da  sua  missão  consoladora ,  e ,  dois  meses  antes  de  Napoleão  sagra-se  imperador ,  obrigando  o  Papa  Pio  VII  a  coroá-lo  na  igreja  de  Notre  Dame ,  em  Paris,  nascia  Allan  Kardec ,  aos  3  de  outubro  de  1804 ,  com  a  sagrada  missão  de  abrir  caminho  ao  Espiritismo ,  a  grande  voz  do  Consolador  prometido  ao  mundo  pela  misericórdia  de  Jesus-Cristo.”

Allan Kardec