Mensageiro Fraterno

“... As brochuras , os jornais , os livros , as publicações de toda a espécie são meios poderosos de introduzir a luz por toda à parte , mas o mais seguro , o mais íntimo e o mais acessível a todos é o exemplo da caridade , a doçura e o amor .” (Revista Espírita , ano XII , maio e junho de 1869 – trecho de mensagem mediúnica de Allan Kardec,  recebida na Sociedade de Paris , em abril de 1869 .)

 “... divulgar não significa catequizar , exigindo mudanças de superfície . É informar , elucidar e transmitir , aguardando que o tempo favoreça os raciocínios sólidos que cooperam na transformação interior .” ( Guillon Ribeiro, Ex- presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB) , Cap. 3 . In : Reuniões Doutrinárias E Mediúnicas No Centro Espírita.  Projeto Philomeno de Miranda . LEAL , Bahia , 2001 .)

O  Mensageiro  Fraterno  veio à luz em 1994 ,  na gestão de Mauro Reis Pumar e tinha como editor responsável  Antônio Luiz de Carvalho . Era  o Boletim Informativo do Centro Espírita Amor , Caridade e Esperança , dando-nos a conhecer suas atividades , seus eventos , notícias do Movimento Espírita e da grande imprensa ; e , sua edição era trimestral .

Mais tarde , com interrupções , passou a ser confeccionado por Marcelo Carrullo de Oliveira , com a ajuda da Mocidade do CEACE . Por volta de 1999 até 2003 , o editor responsável foi Hamilton Guerra , tornando-se o jornal quase que exclusivamente Doutrinário . E , a partir de 2004 , Breno Araújo Pereira assumiu a editoração do Mensageiro Fraterno , incumbido de tornar o jornal um veículo de divulgação do Espiritismo. Ainda aí sua publicação , que deveria ser mensal , não conseguiu alcançar a periodicidade almejada , circulando com interrupções .

Em 2006 , a nova Diretoria do CEACE , conjugando esforços , redefiniu a trajetória  do Mensageiro Fraterno , tornando-o um instrumento da Diretoria da Casa em comunicação interativa com seus trabalhadores e freqüentadores ; fazendo com que eventos , festividades e atividades desenvolvidas na Casa , assim como esclarecimentos evangélico-doutrinários, com a finalidade de divulgar a Doutrina dos Espíritos,  sejam veiculados de maneira mais amena e agradável .

Desde abril de 2006 , o jornal tem , mensalmente , cumprido seu cronograma de temas e matérias , elaborado com três meses de antecedência e , seus 150 exemplares vem sendo , regularmente , distribuídos nas reuniões públicas da Casa . Em outubro do corrente ano foi criado um correio eletrônico e  todos os trabalhadores cadastrados do Centro passaram a receber o Mensageiro Fraterno por e-mail ; assim como as Instituições Espíritas representadas no 5º CEU – Capital – Zona Sul 1 e 2 .

O Mensageiro Fraterno pode ser lido , também , na Home Page do CEACE : www.ceace.org.br

A partir de 2012 o editor responsável pelo Mensageiro Fraterno do CEACE é o trabalhador Hélio Manoel Canellas.