ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios. Esse curso teria a vantagem de fundar a unidade de princípios, de fazer adeptos esclarecidos, capazes de espalhar idéias espíritas e de desenvolver grande número de médiuns. Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas conseqüências.” (Allan Kardec. Obras Póstumas. Projeto – 1868 – Ensino espírita. FEB, Rio de Janeiro, 25ª edição, 1990.)

“... Além do grande número de pessoas que, por meio do Estudo Sistematizado, vem tomando conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita, obtendo maior consolo para suas dores e mais esclarecimentos sobre a vida, temos constatado que vários Centros Espíritas vêm formando novos trabalhadores, conscientes e preparados para as tarefas de difusão doutrinária...”

“... Só um seguro conhecimento doutrinário pode consolidar a fé, conscientemente, em bases racionais e permanentes...”

(Revista – REFORMADOR, de abril de 1991. Federação Espírita Brasileira (FEB).)

A partir de 1976, o Centro Espírita Amor, Caridade e Esperança preocupou-se com o estudo contínuo da Doutrina Espírita; por isso, o estudo das obras de Allan Kardec tornou-se uma constante na Casa. Mas, em 1983, a Federação Espírita Brasileira (FEB) lançou a Campanha do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, elaborando programas e roteiros de estudos do Espiritismo, concretizando a idéia do Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, de que as Sociedades Espíritas deveriam instituir um ensino sistemático da Doutrina. Em 1985, o CEACE aderiu à Campanha da FEB e implantou o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) atraindo para ele trabalhadores e frequentadores, tornando-os tarefeiros mais qualificados e conscientes. Desde então, o curso sofreu reformas, atualizações e adequações necessárias aos tempos modernos. Hoje, a Casa conta, anualmente, com três grupos de ESDE em níveis diferentes. O Curso tem a duração de três (3) anos, com aulas às segundas-feiras, das 20:00 às 21:30 h., de março à dezembro.

Todos os anos, nos meses de outubro e novembro, o Coordenador do Setor, Luiz Eduardo Leite de Azevedo, recebe inscrições para a turma iniciante do ano seguinte; não havendo nenhum pré-requisito a não ser o interesse e a vontade de conhecer mais e melhor a Doutrina Espírita em seu tríplice aspecto: filosófico, científico e religioso.