Cursos e Seminários

“Eis o programa do espírita que tem, na forja do trabalho, a divisa do bem: estudar, renovar-se, aprender e servir.” (Albino Teixeira / Francisco Cândido Xavier. Caminho Espírita. 79- Programa Espírita. IDE Editora, Araras – São Paulo, 10ª edição, 2004.)

“Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo...” (Kardec, Allan. O Evangelho Segundo O Espiritismo. Cap. VI, Item 5. FEB, Rio de Janeiro, 112ª edição, 1996.)

“... A verdadeira Doutrina Espírita está no ensino que os Espíritos deram, e os conhecimentos que esse ensino comporta são por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que não por um estudo perseverante, feito no silêncio e no recolhimento...” (Kardec, Allan. O Livro Dos Espíritos. Introdução XVII. FEB, Rio de Janeiro, 77ª edição, 1997.)

Sempre que possível e necessário, o Centro Espírita Amor, Caridade e Esperança promove Cursos Complementares ou Específicos, como: Passe, Atendimento Fraterno, Estudo e Educação da Mediunidade, Expositores, Evangelizadores, etc., a fim de preparar e conscientizar o tarefeiro da Casa. Esses cursos servem a dois propósitos: à instrumentalização adequada de novos tarefeiros e à atualização dos veteranos. O pré-requisito para freqüentá-los é haver concluído o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), orientado pelas apostilas da FEB. E, quando possível, a Casa promove Seminários sobre Evangelização, Atendimento Fraterno e Mediunidade.

Em 2008, a pedido da Espiritualidade Maior da Casa, foi criado o Estudo Dirigido da Mediunidade (EDM), estudo realizado bimestralmente, no 4º sábado (abril, junho, (julho), setembro e novembro), das 15:00 às 18:00 horas, para os tarefeiros das reuniões mediúnicas do CEACE.

E, em 2009, foi criado o Estudo Continuado da Doutrina Espírita (ECDE), para aqueles que já concluíram o ESDE, no 2º sábado do mês, de março a novembro, das 15:00 às 18:00 horas.