Obras da codificação espírita

O Livro Dos Espíritos
É o primeiro livro escrito por Kardec, que forma a base filosófica da Doutrina Espírita. Na primeira parte, explica a visão espírita sobre Deus e os elementos gerais do Universo, passando por um panorama sobre a formação dos mundos. Na segunda parte, examina a natureza do Espírito e a vida após a morte, analisando a pluralidade das existências. Na terceira parte expõe sobre as leis morais e na quarta, sobre as penas e gozos terrenos e futuros.

 

O Livro Dos Médiuns
É a base da Ciência Espírita. Detalha todos os gêneros de manifestações dos Espíritos e os mecanismos da mediunidade. Orienta os médiuns sobre o melhor uso de sua faculdade e explica os inconvenientes e perigos da mediunidade, alertando para o charlatanismo.

 

O Evangelho Segundo O Espiritismo
É a base da Religião Espírita. Traz uma nova visão sobre várias passagens e ensinamentos de Jesus Cristo, balizadas pelos ensinamentos transmitidos pelos Espíritos. Revela, por exemplo, que Jesus já havia falado, por meio de alegorias, sobre a reencarnação e a pluralidade dos mundos habitados. Forma o alicerce Moral da Doutrina, apresentando várias mensagens de Espíritos Superiores que convidam à reflexão e à reforma íntima.

 

O Céu E O Inferno
Com o subtítulo de "A Justiça Divina Segundo O Espiritismo", este livro traz um exame comparado das doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual. Mostra que não há penas eternas e explica o que seriam os anjos e os demônios na visão Espírita. Traz, ainda, histórias do momento da passagem à vida espiritual de pessoas de vários níveis de evolução, mostrando como foi a experiência para cada uma.

 

A Gênese
O livro estuda a criação do Universo, os milagres bíblicos e as predições do futuro sob a visão Espírita. Na primeira parte, expõe sobre as leis naturais e a criação da vida; na segunda, mostra a explicação científica para os milagres do Evangelho, provando que o sobrenatural não existe; na terceira parte explica os mecanismos das predições e revela que não haverá fim do mundo, apenas a transição da Terra para mundo de regeneração.